Parede verde, papel de parede, moldura com iluminação, biombos vazados e espelhos dão amplitude e elegância ao projeto de interiores

Soraya Surdi

O design de interiores é capaz de transformar os ambientes – espaçosos ou pequenos – e criar efeitos estéticos incríveis. Existem inúmeras possibilidades para decorar a casa com estilo, personalidade e sofisticação. Uma delas é o uso de linhas verticais, seja com aplicação de papel de parede, colocação de cortinas, móveis planejados, objetos de decoração e até mesmo com o direcionamento da iluminação.

De acordo com a arquiteta Soraya Surdi, o projeto deve ser funcional, suprir as necessidades e expectativas dos residentes e, principalmente, potencializar os pontos fortes e minimizar as limitações. “As linhas verticais são uma ótima solução para imóveis com pé direito baixo, pois dão a sensação de alongamento”, explica.

Soraya também observa que este recurso pode ser usado em diferentes espaços, como no quarto, sala de estar ou jantar e cozinha. A arquiteta apostou neste efeito visual na decoração de um apartamento de 90m², do empreendimento Terrasse Blanc, da Terrasse Engenharia, localizado em um bairro nobre de Curitiba (PR). Todo projeto foi desenvolvido no estilo contemporâneo e com foco na funcionalidade. “No quarto do casal, o papel de parede foi colocado na largura de uma coluna. A aplicação foi feita em duas paredes e no teto, para criar uma ligação”, conta.

Na sala de estar, a parede verde delimita o espaço, traz o frescor da natureza para o ambiente e cria um efeito estético diferente, com textura e profundidade.

Outro elemento projetado pela arquiteta neste ambiente é uma espécie de pórtico de madeira com iluminação indireta. “As duas sancas iluminadas dão a impressão de que a altura da parede é maior e ampliam o ambiente já que o painel vem da parede e continua no teto em toda a extensão da sala. Elas criam uma sensação de perspectiva alongada para quem entra no apartamento, enquanto a iluminação traz aconchego e bem-estar”, ressalta.

A sala de jantar também ganhou atenção especial: um revestimento na parede existente, com fundo de uma cor e aplicação de painel de madeira cortado a laser em estilo de Cobogó, que realçou a decoração. Para valorizar os ambientes, grandes espelhos – embutidos nas paredes e armários, trazem luminosidade, leveza e ampliam o espaço. Coringa na decoração, o espelho combina com todos os estilos. “Cada detalhe é único, mas todos formam uma unidade no projeto. Por isso é fundamental planejar”, finaliza Soraya.

Contato:
Soraya Surdi Arquitetura
(41) 3015 3579
https://www.instagram.com/sorayasurdiarquitetura/
ArqNoArq