Arquiteta Denise Barretto orienta na escolha dos revestimentos para vestir as paredes com personalidade, usando alternativas que vão muito além da pintura

Denise Barretto

As paredes podem ganhar soluções bastante exclusivas, muito além da pintura. A escolha mais adequada do revestimento é essencial para imprimir personalidade à decoração dos ambientes. “Vestir as paredes de um espaço não só garante aconchego como traz sofisticação e modernidade graças à infinidade de opções de materiais, cores e texturas”, ressalta a arquiteta Denise Barretto, do escritório Denise Barretto Arquitetura.

Variedade de revestimentos – Cobrir as paredes com painéis de madeira torna o ambiente elegante e traz para dentro de casa um pouco de natureza. Hoje, há painéis de MDF vendidos prontos para instalar, alternativa prática para revestir os espaços.

Os papéis de parede estão em alta e, além de seu lugar original, podem decorar também o teto. Algumas vantagens do material são a aplicação prática e sem sujeira, assim como a facilidade de limpeza e durabilidade, se comparado à tinta.

As boiseries, revestimentos criados na França e típicos dos séculos 17 e 18, caíram no gosto dos brasileiros nos últimos tempos. Elas consistem em emoldurar as paredes com painéis de madeira em relevo, adicionando elegância ao ambiente.

O mármore, assim como pedras em geral, é um revestimento que também traz bastante sofisticação. “Adotar o material em paredes é uma forma de trazer o novo a um projeto, repropor o material tão conhecido de outra forma”, sugere a arquiteta.

Para combinar – Mesmo que seja o protagonista do décor, o revestimento de parede não pode ser escolhido separadamente. É preciso criar uma composição com o piso, com outros acabamentos e até mesmo com as portas, elementos que vão ajudar a definir a atmosfera e o astral dos espaços.

Tão importante quanto eleger o produto que vai cobrir a parede é caprichar no projeto de iluminação. A luz é capaz de realçar a textura do material e pode trazer um efeito dramático para o local.

“É bom saber do poder que tem um revestimento bem escolhido, mas que a composição do conjunto faz toda a diferença em um projeto de decoração”, aconselha Denise.

Além da estética, a escolha do revestimento também deve considerar outros aspectos, como durabilidade, manutenção descomplicada e qualidade. “Sem se esquecer de algo importantíssimo, que é dar preferência aos produtos e especificadores focados em sustentabilidade”, complementa a profissional.

Contato:
Denise Barretto Arquitetura / SP
(11) 3078-6963
http://www.denisebarretto.com.br